sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O TEXTO


O que são padrões de codificação de caracteres ?


Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres  com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplos comuns são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino , o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse além de outros símbolos através de números inteiros e da representação binária em sete bits destes mesmos números.







Em que consiste a tabela de código ASCII e a de código Unicode ?



O que é o código ASCII ?


A memória do computador conserva todos os dados sob a forma numérica. Não existe um método para armazenar directamente os caracteres. Cada caracter possui por conseguinte o seu equivalente em código numérico: é o código ASCII (American Standard Code for Information Interchange - traduz-se por "Código Americano Standard para a Troca de Informações"). O código ASCII básico representava os caracteres em 7 bits (quer dizer 128 caracteres possíveis, de 0 a 127).



Unicode

O código Unicode é um sistema de codificação dos caracteres em 16 bits postas inventado em 1991. O sistema Unicode permite representar qualquer caracter por um código em 16 bits, independentemente de qualquer sistema de exploração ou linguagem de programação. 
Agrupa assim a quase totalidade dos alfabetos existentes (árabe, arménio, cirílico, grego, hebreu, latino,...) e é compatível com o código ASCII. 


Sem comentários:

Enviar um comentário